quinta-feira, 10 de setembro de 2015

3° Dia - Indaial a Rodeio



Trecho essencialmente plano. A estrada segue margeando o rio Itajaí-Açu, numa paisagem bastante diferente de todo o restante do Circuito. O destaque neste trecho são as pontes, começando pela charmosa ponte dos arcos, ainda em Indaial. Uma vez na estrada, cruza-se uma ponte coberta por telhado, prática comum trazida com os primeiros imigrantes, para proteger o madeiramento. Há também uma ponte pênsil, estreita o suficiente para a passagem de um carro de cada vez. Um semáforo indica o fluxo dos veículos. Não é necessário cruzar a ponte para continuar no circuito, mas é bastante divertido fazê-lo de bicicleta e a vista do rio é muito bonita. Se estiver no meio da ponte quando o fluxo de veículos se inverter não se assuste, basta encostar a bicicleta no canto e esperar que os carros passem. Mais uma vez é necessário o máximo cuidado ao cruzar novamente a BR-470, para chegar à cidade de Ascurra. Em mais alguns quilômetros (de paralelepípedos) chega-se ao destino final do dia, Rodeio. Como a pedalada até aqui foi menor, aproveite para descansar ou conhecer os atrativos locais, como a vinícola e o laticínio. Para quem vai cumprir somente a parte baixa do Circuito, são mais 16 Km de asfalto, com acostamento, para voltar a Timbó.

Fonte: Gia do circuito Vale Europeu.

Distância total: 26,9 Km
Ascensão total: 170 m
Dificuldade física: 1-5
Dificuldade técnica 2-5

Marcos:

Indaial;
Warnow;
Ascurra;
Rodeio.

Devido ao erro de navegação que relatei na postagem do segundo dia da Trip Vale Europeu, acordei com uma missão: recalibrar o meu ciclocomputador. Mas não encontrei o que eu precisava pra fazer isso: uma trena ou metro. Medindo o diâmetro do pneu e configurando o ciclocomputador com a medida exata do pneu sem utilizar tabelas, é a maneira antiga e mais precisa que tem. Segui a viagem com a esperança de encontrar na próxima pousada.

O dia começou lindo! Céuzão azul, algumas núvens branquinhas como algodão dando um charme a mais nas paisagens.



De imprevisto, só o pneu do Maurício que furou logo no início do dia, mas nada demais. O techo foi só alegria. Tudo plano. Dificuldade física 1-5 e dificuldade técnica 2-5. Alias, a programação do guia cicloturístico do Vale Europeu (VE) é super bem pensada. Foi perfeito ter pouca quilometragem hoje. Deu pra acordar um pouco mais tarde, sairmos um pouco mais despreocupados com horário, reorganizar a bagagem e dar uma atenção mais detalhada às bikes. De fato, um dia de cicloturismo para reorganizar as coisas e descansar.



Este trecho também é o último pra quem só faz a parte baixa do circuito de cicloturismo do VE. Ideal pra quem quer começar no cicloturismo e experimentar gradativamente o gostinho da viagem de bicicleta.

Logo no quilômetro 8,7 à esquerda, num desvio de 700 m, visitamos a ponte pênsil sobre o rio Itajaí-Açu. Vale a pena o confere!














Chegamos rápido em Rodeio e fomos muito bem recebidos pela dona Irene na pousada Cama e Café Stolf. Aproveitamos a estrutura dela e lavamos roupas e as secamos. Fica a dica: aproveite sempre que puder para lavar e principalmente secar as roupas, pois Santa Catarina (SC) não tem um clima favorável para secar roupas como na Estrada Real em Minas Gerais, porque SC além de ser frio, é úmido também.



Aproveitei que o filho da dona Irene é um camarada "faz tudo" e consegui com ele uma trena, para calibrar definitivamente meu ciclocomputador. Pronto. Ciclocomputador calibrado.

Deu tempo para, depois de um banho, visitarmos a Vinícola San Michele à 2,5 Km da pousada e provar o vinho local.






Mas a melhor e mais agradável surpresa deste dia ainda estava por acontecer, mas esse será um post a parte, confira aqui.


Informações do Strava:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...