terça-feira, 8 de setembro de 2015

1° Dia - Timbó a Pomerode



Este primeiro dia de pedalada dá uma boa referência de como vai ser o Circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldades. A estradinha de terra que sai de Timbó cruza a cidade de Rio dos Cedros, atravessa um morro, passando pela localidade de Rio Ada, é o maior desafio físico do dia, mas o visual que se alcança lá de cima e a Mata Atlântica que cobre o percurso compensam de longe o esforço. Preste especial atenção a planilha no trecho do Rio Ada, pois há muitas bifurcações. Já quase chegando a Pomerode, o circuito passa pela Rota Enxaimel, onde há uma grande concentração de casas construídas neste estilo. Várias delas estão identificadas com plaquinhas, que trazes um pouco da história da edificação. Vale a pena parar e conversar com seus moradores para saber um pouco mais sobre as pessoas que conservam este patrimônio arquitetônico até os dias de hoje.

Fonte: Gia do circuito Vale Europeu.

Distância total: 45 Km
Ascensão total: 510 m
Dificuldade física: 3-5
Dificuldade técnica 2-5

Marcos:
  1. Timbó;
  2. Rio dos Cedros;
  3. Rio Ada;
  4. Rota Enxaimel;
  5. Pomerode.

Chegamos em Timbó no dia 07/09/15, por volta das 23h. Não tínhamos tempo de aclimatação, tudo estava cronometrado, por conta da agenda de cada um.

Eu e Adriana descobrimos uma coisa nessa trip: agenda de aposentado pode e deve ser apertadíssima. É impressionante como nossos amigos Sandra, Maurício e Jader não deixam a ociosidade dominar. A trip tinha que acontecer dentro do programado. De fato um exemplo e uma lição pra nós.

E assim começou a nossa Trip VE - SC, no dia 08/09/15, debaixo de muita chuva e muito frio. Uma prova de fogo, digo, de água e frio, pra quem quer realmente fazer cicloturismo sem mimimi.


Ainda acertando o sincronismo, neste primeiro dia saímos bem atrasados, por volta de 11:30. Totalmente fora do que precisávamos de programação. 08:00 é o ideal, 09:00 aceitável.

Então vai a dica: se você puder, chegue a cidade de partida com pelo menos um dia de aclimatação. Esse tempo é imprescindível para ajustes finais, coleta de informações e sintonia com o clima da viagem.


Muita chuva e estrada com lamas. Esse foi o primeiro desafio do dia. E aí mais uma dica: se você não curte para-lamas, como nós não curtimos, escolha pneus com travas rasas, eles puxam pouquíssima lama evitando o respingo nos alforjes e sistemas das bikes. Nosso amigo Jader estava com esse tipo de pneu e era impressionante como ele e a bike ficaram limpos, mesmo naquela condição de viagem. E a comparação foi inevitável, quanto maiores e profundos os cravos dos pneus, mais sujo estava o conjunto ciclista e bike.



O segundo e maior desafio do dia: a travessia do morro na localidade de Rio Ada que faz a divisa entre os municípios Pomerode e Rio dos Cedros exigiu bastante de nós e nos deu uma provinha do que seria nossa trip pelo Vale Europeu.






Chegamos em Pomerode, na Pousada Max por volta das 18:30, lavamos as bikes que estavam muito sujas de lama, tomamos banho, nos acomodamos e fomos direto para a rua tomar um café quentinho, pois o frio estava de rachar.




Informações do Strava:

4 comentários:

  1. Parabéns meus amigos, show de bola, não foi fácil, mas deve ter sido fabuloso!!!
    Onde será o próximo? rs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal eu e minha esposa e mais um casald e amigos queremos fazer esse roteiro em abril 15 de 2017 ,nos acabamos de chegar de Santiago de Compostela ,qualquer informacao que souber ou dica passa para nos ,meu e-mail e rluiz44@hotmail.com , obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito legal eu e minha esposa e mais um casald e amigos queremos fazer esse roteiro em abril 15 de 2017 ,nos acabamos de chegar de Santiago de Compostela ,qualquer informacao que souber ou dica passa para nos ,meu e-mail e rluiz44@hotmail.com , obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia , pretendo fazer a trilha do vale , como consigo um mapa (trilhas) do percurso

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...