quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Passa Quatro a Guaratinguetá - SP

Décimo primeiro dia de viagem.

É uma sensação impar atravessar a fronteira de estados. Quando saímos de Passa Quatro - MG, já estávamos esperando um trecho muito duro, a subida da Serra da Mantiqueira, mas sabíamos também que a recompensa estava em chegar ao topo da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Nossa!!! Quando chegamos no topo da Serra da Mantiqueira e vimos a placa de divisa de estados, foi muito gratificante. E olha que ainda faltavam dois dias de pedal para a aventura acabar, mas é inevitável a euforia que sentimos. Nos abraçamos, gritamos "woohoo" a metro (risos). Muito bom o sentimento. Isso, por causa da subida que vencemos e por causa da placa. Mas quando atravessamos a rodovia SP 171 foi muito mais sinistro, a vista de cima da Serra da Mantiqueira para o lado de São Paulo foi algo espetacular.

Descemos pela chamada Garganta do Embaú. A Garganta do Embaú é o que chamamos de gruta na montanha, uma espécie de funil na formação da montanha que facilita a abertura da trilha, a subida e o acesso ao cume. Uma trilha aberta, desde os tempos dos Bandeirantes, que deu acesso ao Sertão Gerais.

Quando chegamos ao final da descida, paramos e olhamos para trás para a imponente Serra da Mantiqueira e admiramos a ousadia dos Bandeirantes em encarar o desconhecido, mas também refletimos o mover que a ganância provoca.

No totem que marca o início da subida da Serra da Mantiqueira do lado de SP para MG está escrito: "Deste local os Bandeirantes já avistavam a Garganta do Embaú e se preparavam para iniciar a subida em direção à afamada Serra da Mantiqueira rumo ao Sertão das Gerais".

72,7 Km

Marcos:
  1. Passa Quatro;
  2. Garganta do Embaú;
  3. Vila do Embaú;
  4. Guaratinguetá - SP.



































2 comentários:

  1. Desbravadores destemidos. Parabéns, mais uma vez, pela ousadia e coragem. Uhuuuu !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Thaiana e Fiama passando aqui para agradecer o carinho e a atenção dessas duas pessoas maravilhosas. Anjos que Deus colocou naquela rodoviária de Paraty, para ajudar duas pessoas completamente perdidas rsrsrs. Deus abençoe mto vocês! abraços queridos! Estamos beeeem ;)

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...